A Doença "Fogo Selvagem", ou Pênfigo Foliáceo

Os pênfigos compreendem um grupo de dermatoses de etimologia desconhecida. O pênfigo é uma doença bolhosa auto-imune que resulta na perda da integridade das fixações intercelulares normais no interior da epiderme e epitélio da mucosa.

A participação de fenômenos auto-imunes está demonstrada pela presença de anticorpos reagentes nos espaços intercelulares da epiderme. As bolhas de diâmetros variáveis, de ocorrência superficial ou profunda e de conteúdo seroso claro, purulento ou sanguinolento, uma vez rompidas, originam erosões superficiais irregulares, leito avermelhado e dolorido, e logo são recobertas por um tipo de pseudomembrana, circundadas por eritema difuso.

Existem várias formas de pênfigo: Foliáceo, Seborréico, Vulgar, Vegetante, Paraneoplásico e o desencadeado por drogas.

O pênfigo foliáceo é uma doença que ocorre em todo o mundo, mas tem a curiosa peculiaridade de ocorrer com muito maior frequência na região centro-norte da América do Sul. No Brasil, a doença predomina nos estados do Centro-Oeste, Minas Gerais, oeste de São Paulo, norte do Paraná e Distrito Federal, sendo rara na região nordeste e nos demias estados do sul.

As fotos abaixo ilustram casos de pênfigo, em diferentes estágios:


Conhecido como Fogo Selvagem, o pênfigo foliáceo acomete principalmente adultos jovens e crianças que vivem em áreas rurais, próximo a rios e em algumas tribos indígenas. A doença caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas superficiais, que confluem e rompem-se facilmente, deixando a pele erosada (em carne viva) e formando regiões avermelhadas recobertas por escamas e crostas.

O pênfigo foliáceo tem início em áreas seborréicas, como a face. As bolhas começam pela cabeça, pescoço e parte superior do tronco e depois espalham-se por todo corpo, mas não ocorrem nas mucosas. As lesões são dolorosas, com sensação de ardência e queimação, que originou o nome Fogo Selvagem.

Geralmente, os pacientes com o Pênfigo Foliáceo chegam ao Hospital do Fogo Selvagem neste estado:

Fontes:

Análise de Perfil de Pacientes com Pênfigo na Cidade de Uberaba
Rodolfo P. Timóteo, Maria C. Carvalho, Lidiana S. Marques (O), Alessandra da Cunha (CO), Dernival Bertoncello (CO)
Universidade de Uberaba, Uberaba, MG

Web Site: Dermatologia.Net



Retornar à Pagina Inicial