Tratamento

O tratamento aos pacientes do pênfigo foliáceo oferecido pelo Lar da Caridade é totalmente GRATUITO.

Dependendo do estágio da doença, o tratamento pode ser feito de forma ambulatorial (o paciente não precisa estar internado), ou internado no hospital em Uberaba.

Geralmente o tratamento é iniciado com o paciente internado no hospital quando a doença está na sua fase mais crítica, e de acordo com a evolução da cura o paciente pode voltar pra casa (quando este tem para onde ir) e continuar com o tratamento de forma ambulatorial.

O tratamento é feito com medicamentos à base de permanganato de potássio, cortisona, verniz de caseína, entre outros. Uma dieta específica também é recomendada. Existem profissionais capacitados a prescrever o tratamento mais indicado para cada caso. Além do tratamento médico o paciente recebe no Hospital do Fogo Selvagem toda a atenção social e psicológica necessária ao seu reestabelecimento.

Fotos de um mesmo paciente antes e depois do tratamento no Hospital do Fogo Selvagem:

O pênfigo tem cura, mas seu tratamento completo é de longo prazo. Pode levar de poucos à vários anos. Durante este periodo o paciente fica bastante vulnerável, inclusive psicologicamente. É necessário muita paciência, dedicação e amor dos familiares e amigos. Amor como o de Dona Aparecida, que a todos os pacientes chamava e tratava como filhos.



Retornar à Pagina Inicial