Vó Cida

Aparecida Conceiçao Ferreira, também conhecida como Dona Cida, ou Vó Cida, “a mãe dos enfermos”, começou a trabalhar com pacientes do “Fogo Selvagem” em 1957 e foi a fundadora do então Hospital do Fogo Selvagem (ou Hospital do Pênfigo Foliáceo), que na verdade começou em sua própria casa, passando então para instalações provisórias (por 10 anos !!) até se fixar no local onde está hoje. O hospital mais tarde passou a se chamar Lar da Caridade, depois de extender seus serviços para a acolhimento de crianças e demais necessitados da comunicade local, sendo agora o “Hospital do Fogo Selvagem”, como os outros projetos, parte da instituição Lar da Caridade.

A idéia de acolher crianças começou quando Dona Cida cuidava dos filhos dos pacientes do Pênfigo, enquanto estes passavam por seu tratamento. Ela então abriu este espaço dentro das dependências do hospital. Este serviço depois foi extendido a várias outras crianças e adoslecentes. Foi sugestão de Chico Xavier nomear a instituição “Lar da Caridade”.

Aqui há uma cópia de trechos de uma entrevista da própria Dona Cida publicada em Setembro de 1999. A entrevista em si conta a história desta admirável mulher e toda a sua luta e realizações pelos mais necessitados. Com seu jeito simples, Vó Cida narra sua saga e deixa à todos um grande exemplo de humildade, dedicação, perseverança e AMOR.

Vó Cida faleceu em 22 de Dezembro de 2009, aos 95 anos de idade, mas continua no mundo espiritual realizando seu nobre trabalho em favor do Lar da Caridade. Também aqui há um relato psicografado sobre o encontro de Vó Cida, Chico Xavier e outros amigos do Hospital do Pênfigo no plano espiritual, além de links de vídeos com mais entrevistas e reportagens sobre Dona Cida e o Lar da Caridade.

Ainda sobre a vida e obra de Dona Cida há o excelente livro: "Uma Vida de Amor e Caridade", de Izabel Bueno, Editora Espírita Cristã Fonte Viva, Belo Horizonte-MG.




Documento (pdf) com entrevista publicada pela Folha Espírita em Setembro/99

Documento (pdf) sobre psicografia narrando o encontro de Vó Cida, Chico Xavier, Odilon Fernandes e Bezerra de Menezes no plano espiritual



Links com videos sobre Vó Cida e o Lar da Caridade:

http://www.youtube.com/watch?v=gDn9dngn4vE

http://www.youtube.com/watch?v=hqqRLt8qD38

http://www.youtube.com/watch?v=mxprIGtAF4w&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Trw3-fX9ju0&feature=related



Retornar à Pagina Inicial